
No Brasil o setor de transporte público sofreu um forte impacto logo no início da pandemia do novo coronavírus quando perdeu mais que a metade da sua demanda. De acordo com Otávio Cunha, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, o setor operava com um grande déficit operacional: transportando 20% dos passageiros e ofertando 50% de serviço, o que ocasionou um endividamento no ano de 2020 da ordem de 9,5 bilhões de reais – o maior já acontecido no setor nos últimos 40 anos.
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Um novo golpe no setor de transportes.
É assim que as empresas de ônibus classificaram o mais recente aumento do óleo diesel que ocorreu nesta sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021, quando mandaram um ofício ao presidente Jair Bolsonaro relatando que, se o setor de mobilidade já estava em situação difícil por causa da pandemia de covid-19, com este novo reajuste de 15,2% do preço nas refinarias, o quadro se agravou.
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O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), defendeu o subsídio do transporte coletivo durante a pandemia de covid-19. Em entrevista ao Paraná Portal, ele falou que parte do fundo emergencial, que tinha cerca de R$ 600 milhões durante as eleições do ano passado, foi usada no socorro às empresas de ônibus.
“Do fundo de emergência, temos R$ 500 milhões. Nós já gastamos tanto no subsídio do transporte coletivo quanto nas ações de combate à pandemia.
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