NTU participa de reunião com secretários de transportes e reforça urgência de apoio financeiro ao setor

O alinhamento sobre as melhores soluções para a operação do transporte coletivo urbano no país frente aos impactos do coronavírus e a necessidade de rever o modelo de funcionamento desse sistema no pós-pandemia nortearam as manifestações dos participantes da 96ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. 

Entre as principais preocupações expostas estão a demora do Governo Federal em socorrer o setor e a necessidade de uma proposta de superação da crise no transporte público por ônibus com a flexibilização da quarentena.

Otávio Cunha, presidente da NTU, se referiu ao Programa Emergencial Transporte Social, proposta conjunta elaborada pela ANTP, Fórum de Secretários e NTU, que consiste na aquisição de créditos eletrônicos de passagens durante a crise da COVID-19 no montante necessário para cobrir os desequilíbrios entre custos e receitas dos sistemas de transporte. 

Na sequência, o presidente da NTU elogiou as sugestões trazidas por Sérgio Avelleda, diretor de Mobilidade Urbana da WRI e ex-secretário de mobilidade urbana e transportes de São Paulo, ao apresentar medidas para a estruturação de um novo modelo de transporte coletivo, cruciais para assegurar uma configuração do sistema condizente com as mudanças necessárias para garantir o serviço no cenário de pós-pandemia. 

Entre elas, o desafio enorme de enfrentar o debate sobre novas fontes de receita. Segundo Avelleda, que apresentou sete sugestões para uma nova configuração do serviço de transporte público no país, “esta é a oportunidade para se implantar faixas exclusivas de ônibus e na retomada integral do serviço poder entregar um sistema mais eficiente”, aproveitando que as ruas estão vazias. 

Outras contribuições acrescentaram maior peso ao debate como a de Jurandir Fernandes, presidente da UITP – Divisão América Latina, que convidou à reflexão sobre as incertezas trazidas pela pandemia para a mobilidade. 

A reunião foi organizada pela OTM Editora, e a realização ficou a cargo do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) – Divisão América Latina, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos e Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

© 2020 Master Transp. de Passag. Ltda. || Avenida Euclides da Cunha, 640 - Vilar dos Teles - São joão de Meriti - RJ || CNPJ.: 29.310.299/0001-62 Insc.Est. isento Tel.: +55 21 3575-1900