O processo de urbanização trouxe, inegavelmente, ganhos na qualidade de vida da população de muitas regiões do Brasil. Mas novos problemas e desafios ascenderam de forma vigorosa, passando a compor uma complexa agenda demandadora de políticas públicas municipais, assim como dos governos estaduais e da União.

Conforme as cidades crescem, ganha relevância a gestão do transporte público.

Nesse domingo, 1º de agosto de 2021, os senadores norte-americanos concluíram um plano bipartidário avaliado em 1 trilhão de dólares dedicado ao setor de infraestrutura. A expectativa é que Senado e Câmara dos Representantes possam aprovar a proposta ainda esta semana.

O programa adiciona mais 550 bilhões de dólares aos 450 bilhões já aprovados anteriormente. Uma das bandeiras do governo do presidente Joe Biden, este é o maior pacote de apoio à economia nos últimos 50 anos.

A Prefeitura de Santos vai subsidiar a passagem do ônibus, a partir de agosto, para evitar um reajuste de R$ 0,80 na tarifa do transporte público da Cidade. Com isso, o usuário não terá de desembolsar nenhum centavo a mais ao utilizar os ônibus municipais.

A tarifa cobrada da população segue em R$ 4,65.

O Consórcio PróUrbano, que opera o transporte coletivo de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, já recebeu R$ 7 milhões do valor autorizado pela Lei 14.571, sancionada pelo prefeito Duarte Nogueira no início de junho de 2021.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Lei 14.571 autoriza um repasse de até R$ 17 milhões ao Consórcio, e foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 8 de junho.

Principal alvo dos protestos dos caminhoneiros, a política de preços da Petrobras é baseada no repasse de reajustes dos preços internacionais do barril de petróleo e a variação cambial do dólar frente ao real.

Em tempos de dólar acima de R$ 5, os brasileiros estão sentindo na pele a valorização do preço do barril de petróleo Brent, que é a baliza de preços para o óleo consumido pelas economias internacionais.

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