Departamento Pessoal

O Departamento Pessoal é uma parte integrante importante do setor organizacional de quase todas as empresas. Isso porque essa é uma área especializada na gestão de funcionários da empresa.

O setor pessoal desempenha diversas funções importantes, tais como contratação, gestão de folha de pagamento, férias, jornada de trabalho, licenças médicas, faltas, atestados e muito mais.

De modo geral, o setor é encarregado de muitos dos trâmites burocráticos relacionados aos funcionários, garantindo uma melhor organização dos processos internos e o cumprimento de todos os deveres da empresa para com o funcionário e vice-versa.

Isso garante que sejam cumpridas todas as normas trabalhistas com agilidade e eficiência, permitindo que os colaboradores trabalhem sem preocupações.

O Departamento Pessoal é, sem dúvidas, uma das estruturas mais importantes da empresa. Isso porque é ele que irá otimizar os processos burocráticos para que não seja gasto tempo e recursos demais em uma tarefa. Além disso, é ele quem garante o cumprimento dos trâmites burocráticos, evitando problemas.

O DP também é o setor que faz a intermediação entre a empresa e órgãos públicos, sendo capaz de manter a documentação em dia emitindo documentos e preenchendo formulários. Dessa maneira, podemos dizer que o setor pessoal é importante para garantir que sua empresa estará fiscalizando o cumprimento de todas as normas necessárias e garantindo que não haja nenhum problema com os órgãos públicos locais.

O principal cliente do Departamento Pessoal são os colaboradores da empresa. Nesse sentido, o setor precisa ter profissionais com competências interpessoais bem desenvolvidas para que o relacionamento entre a empresa e os seus funcionários ocorra de maneira fluida.

O Departamento Pessoal não cumpre somente a função de garantir os benefícios e a documentação correta do trabalhador. Além disso, durante toda a trajetória do funcionário contratado, o setor também estará envolvido no controle e registro das atividades relacionadas à sua frequência de trabalho, tais como:

Controle de absenteísmo;

Correto cumprimento da jornada de trabalho;

Gestão de banco de horas;

Contagem de hora extra;

 Cálculo de adicional noturno.

Também é responsabilidade do Departamento Pessoal intermediar o contato da empresa com vários órgãos públicos, fazendo o trabalho de emissão de guias e declarações que são muito importantes na elaboração da folha de pagamento. Salários, benefícios, décimo terceiro e contribuições são algumas das questões relacionadas às folhas de pagamentos dos funcionários que também estão sob a responsabilidade de apuração do Departamento Pessoal.

Nesse processo, também devem ser organizados os pagamentos de taxas e tributos, observando o cumprimento adequado das obrigações relacionadas aos impostos locais e nacionais.

© 2020 Master Transp. de Passag. Ltda. || Avenida Euclides da Cunha, 640 - Vilar dos Teles - São joão de Meriti - RJ || CNPJ.: 29.310.299/0001-62 Insc.Est. isento Tel.: +55 21 3575-1900